OBMEP disponibiliza Portal da Matemática

2 de abril de 2014 - 17:51

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em comemoração aos 10 anos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), está disponibilizando para os alunos e professores da escola pública uma plataforma de apoio aos estudos, o Portal da Matemática.

 

A plataforma que tem  recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), é composta de vídeo-aulas  e materiais de conteúdo interativo, apropriados aos temas da grade curricular das escolas brasileiras desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

 

O Portal da Matemática é dividido por anos (série): 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para cada ano (série) os assuntos estão divididos em “módulos”, e cada módulo tem um “pré-requisito”. Clicando nos módulos, os usuários encontram “Vídeo-aulas”, “Exercícios” (interativos) e “Material” (apostilas em PDF com problemas e as respectivas soluções).

 

Saiba mais:

O objetivo da OBMEP é estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, contribuindo para a qualidade da educação básica e  identificando talentos, integralizando-os as áreas científicas e tecnológicas. Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3.

 

A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

 

Na segunda fase, os 5% dos alunos que que obtiveram o melhor desempenho na 1ª fase se classificam.  A prova da 2ª fase acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.

 

Os alunos premiados são divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br). Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os medalhistas da OBMEP 2014 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que será realizado em 2015.

 

Os professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos também serão  premiados pela Olimpíada. Recentemente foi lançado o Programa Oficinas de Formação (PROF), direcionado aos professores. Os objetivos principais do PROF são estimular a utilização dos materiais disponibilizados pela OBMEP e mostrar como a Metodologia de Resolução de Problemas pode ser usada para tornar o ensino da matemática mais desafiador e atraente na sala de aula.

 

Confira o calendário das provas da OBMEP

Mais informações: http://www.obmep.org.br/