Mulungu – Jovens dão exemplo de cidadania e recuperam praça abandonada

28 de maio de 2015 - 13:28

Sob a coordenação das professoras Aline Leitão, Kelviene Queiroz e Monick Vinhas, os alunos das primeiras series da EEM Prof. Milton Façanha Abreu organizaram equipes e através de patrocínios estão recuperando algumas praças da cidade.

De acordo com o estudante Pedro Henrique, “a população não pode apenas esperar que o poder publico realize o que e de interesse e uso de todos”. A iniciativa partiu de um trabalho para a Feira de Ciências da escola, marcada para o próximo dia 29 de maio. A professora Alyne Leitão ressalta que, a ideia surgiu a partir de uma reunião de planejamento junto aos alunos em que foi sugerido transpor os limites físicos da escola a estender ações de protagonismo juvenil na comunidade em que se insere. Imediatamente os alunos sugeriram recuperar um espaço tomado por entulho e lixo nos fundos da escola. A professora Monick destaca o entusiasmo dos jovens envolvidos, o que fez com que a população se engajasse na causa e vários patrocinadores locais ajudaram na recuperação do referido espaço, incluindo comerciantes e visitantes.

PRAA

A cada dia mais pessoas aderem ao movimento dos jovens estudantes. O aluno Heitor Neto, entusiasmado afirma que “todas as pessoas mostram-se dispostas a colaborarem quando solicitadas”. O que vem fazendo com que eles pensem em avançarem mais no projeto, pois outras turmas da escola estão adotando outras praças ou espaços públicos para modificarem de acordo com suas possibilidades.

reforma

O professor Luiz de França, diretor da escola, declara está também muito entusiasmado com esta iniciativa dos jovens e afirma que a escola vem melhorando na questão da frequência e aproveitamento pedagógico. “A gente sente o entusiasmo e a vontade desses jovens contribuíram para a melhoria da comunidade” – afirma o gestor.

todostrabalhando

As ações deverão estenderem-se pelo menos até a SEMAMB (Semana do Meio Ambiente) no mês de junho, mas de acordo com a as alunas participantes, eles não querem parar por aí. Estamos procurando meios juntamente com o nosso diretor e professores para conseguirmos a ampliação da nossa escola, pois o prédio não comporta mais as nossas atividades, ou seja a escola está pequena para as nossas ideias e projetos oferecidos pela equipe gestora, destacou entusiasmada uma das alunas envolvidas na ação.

Responsável pelas informações: Professor Márcio Fernandes