PARCERIAS ORIENTAM VOCAÇÃO DOS JOVENS NA EDIMAR MARTINS

24 de setembro de 2015 - 12:48

 

Duas parcerias feitas pela Escola Edimar Martins, Caio Prado, estão auxiliando os alunos no dilema da escolha correta da profissão: os projetos “Vocação na Escola” e “Juventude Empreendedora”.

O primeiro, emparceria com a Faculdade Católica Rainha do Sertão de Quixadá, através do Curso de Psicologia, busca orientar os 40 estudantes do 2º ano “A” pela via do autoconhecimento, da reflexão, das influências que exercem e sofrem do meio em que vivem, identificando seus interesses, aptidões e habilidades. Acredita-se que após vivenciarem esta experiência, os participantes escolherão, com convicção e baseados em suas potencialidades, uma carreira que lhes garanta sucesso econômico e satisfação pessoal. À frente das dinâmicas do projeto – que prevê 05 encontros, dos quais o primeiro aconteceu no dia 21/09 – estão os jovens estudantes de Psicologia Jeferson Saldanha e Janny Hellen Cavalcante sob a supervisão da Psicóloga Mércia Capistrano.

 

O segundo, focado na formação pessoal, social e profissional, o projeto – “Juventude Empreendedora (JUVEMP)” – iniciado em 21/09, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretária Dayse Rodrigues – visa a integração do jovem em situação de maior fragilidade social buscando orientá-lo para uma profissão específica e, assim, integrá-lo ao mercado de trabalho. Os participantes irão elaborar, no decorrer do curso, ações de intervenção social, estudos do potencial econômico local, construindo seus projetos de vida profissional. O JUVEMP está sob a coordenação do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) com uma equipe formada por psicólogos, economistas, pedagogos, assistentes administrativos e um gerente. Na Escola Edimar Martins o projeto funciona com duas turmas (20 jovens, cada); pela manhã – com alunos dos terceiros anos – e à tarde, com jovens egressos do ensino médio. A monitoria do “Juventude Empreendedora” está sob a responsabilidade da jovem Bruna Carícia Bezerra e como facilitadora a Profa. Isabel Barros.

 

Os projetos são importantes porque, além de orientar nossos estudantes a uma vocação mais condizente com seus sonhos e potencialidades, proverão à equipe pedagógica ricos documentos (pesquisa sobre o mercado econômico local, projetos de vidas profissionais, habilidades, interesses, aptidões…) que serão fontes de reflexão e estudos pedagógicos.

 

Prof. Sidclei Gondim.

Diretor da Escola Edimar Martins

Caio Prado – Itapiúna-Ce