Projeto “Jovem Explorador” da EEM Menezes Pimentel, em Pacoti – CE

23 de novembro de 2015 - 18:29

Projeto “Jovem Explorador” da EEM Menezes Pimentel, em Pacoti – CE, vence prêmio nacional do “Desafio Criativos da Escola”.

 

O projeto “Jovem Explorador”, da EEM Menezes Pimentel – Pacoti – CE, está entre os 5 premiados pelo Desafio Criativos da Escola, em resultado divulgado no último dia 19 de novembro. Um concurso promovido pelo Instituto Aliança – São Paulo/SP, que visa reconhecer os projetos de transformação de realidades desenvolvidos por crianças, adolescentes e educadores em suas comunidades. O propósito é dar visibilidade e premiar iniciativas que estimulam o protagonismo dos alunos no Brasil. O desafio tem caráter cultural, sem qualquer intuito de promoção comercial.

 

Concorrendo com mais 418 projetos educativos inscritos em todos os estados do Brasil, o projeto “Jovem Explorador” é pioneiro a ser premiado nacionalmente na EEM Menezes Pimentel e representará o Ceará entre os dias 8 e 11 de dezembro, período em que além da premiação na sede do Itaú Cultural – SP, os professores coordenadores Levi Jucá, Maraline Rocha e mais cinco alunos participarão de oficinas de criação e inovação.

 

Os educadores das equipes vencedoras ganharão R$ 1.000,00 (um mil reais) para investimento pessoal em um curso de formação ou capacitação a sua escolha, assim como as equipes vencedoras ganharão R$ 2.000,00 (dois mil reais), que devem obrigatoriamente ser investidos numa celebração com os demais integrantes da equipe que não puderam participar da viagem.

 

Segundo a comissão organizadora do Desafio, os cinco projetos agraciados “representam o que de melhor está acontecendo hoje no Brasil: crianças e jovens que arregaçam as mangas, não se conformam, se articulam, propõem e fazem. Eles estão em todas as regiões brasileiras (recebemos projetos dos 26 estados e do Distrito Federal!), e contam com o apoio de educadores maravilhosos que chegam junto, abrem caminhos, acreditam e confiam”.

 

O Jovem Explorador é um projeto interdisciplinar, idealizado pelo professor de história Levi Jucá, que recriou com seus alunos a antiga Comissão Científica de Exploração que veio ao Ceará no século XIX durante o governo de D. Pedro II. Promove a iniciação científica dos alunos que se organizam em expedições botânicas, zoológicas, etnográficas, dentre outras, para reconhecer o patrimônio cultural e natural da região em que habitam, a APA da Serra de Baturité. Outro importante objetivo do projeto é a criação do Ecomuseu de Pacoti, o 1º feito de plástico do país, no qual serão expostos os objetos coletados e conhecimentos produzidos durante as etapas de formação e pesquisa.

 

O projeto também conquistou o 1º lugar na Área das Ciências Humanas na Feira de Ciências e Cultura, etapa regional, no âmbito da 8ª CREDE, passando à fase estadual que ocorrerá em Sobral, em dezembro próximo.

 

– Para saber mais sobre o Desafio Criativos da Escola e os demais vencedores, acesse:

 

http://criativosdaescola.com.br/

 

– Para conhecer o projeto Jovem Explorador e contribuir com a campanha de construção do Ecomuseu, acesse:

 

http://www.kickante.com.br/campanhas/jovem-explorador