Projeto Jovem Explorador da EEM MENEZES PIMENTEL/CREDE08
8 de dezembro de 2015 - 14:46
Projeto Jovem Explorador da EEM MENEZES PIMENTEL/CREDE08 fica em 1º lugar no VI Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus
Conhecer na Serra de Baturité, aspectos históricos, culturais ou da fauna, como fez a Comissão Científica de Exploração que veio ao Ceará no século XIX, no governo de D.Pedro II. Esse caminho foi percorrido pelos alunos da Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel, localizada no município de Pacoti, e faz parte do projeto Jovem Explorador e Ecomuseu. Idealizado pelo professor de História, Levi Jucá, o trabalho ficou em 1º lugar no VI Prêmio ibero-Americano de Educação e Museus, promovido pelo Programa Ibermuseus / IBRAM. A experiência receberá 15 mil dólares.
Conforme Levi Jucá, concorreram com 147 projetos provenientes de 12 países da Comunidade Ibero-Americana: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai. “Estamos muito felizes com essa nova e incrível conquista de reconhecimento, um feito inédito em Pacoti” – comemora o educador que inscreveu o projeto, em parceria com a ONG Pingo D´Água, associação sem fins lucrativos de educação ambiental existente no município.
O Jovem Explorador e Ecomuseu promovem a iniciação científica dos alunos que se organizam em expedições botânicas, zoológicas, etnográficas, dentre outras, para reconhecer o patrimônio cultural e natural da região em que habitam, a Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. Também integra o projeto a criação do Ecomuseu de Pacoti, o primeiro do país feito a partir de material plástico reciclado. Lá serão expostos os objetos coletados e conhecimentos produzidos durante as etapas de formação e pesquisa. O terreno que abriga o museu foi cedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
O mesmo projeto conquistou o 1º lugar na Área das Ciências Humanas, na Feira de Ciências e Cultura – etapa regional, no âmbito da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 8. Participará, neste mês, da fase estadual desse evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), para as escolas das redes estadual e municipal.
Para conhecer o projeto Jovem Explorador e contribuir com a campanha de construção do Ecomuseu, acesse: