Educandos Privados de Liberdade no Maciço de Baturité conseguem êxito no ENEM

3 de abril de 2017 - 19:45

Acreditando nas ideais de Paulo Freire, que nos diz que a “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” e sendo ainda o caminho para um futuro próximo melhor, compartilhamos o sucesso e a conquista de mais uma certificação de Ensino Médio na Unidade de Pacoti no ENEM específico para as Pessoas Privadas de Liberdade de 2016. Desta vez, quem recebeu a certificação foi o educando Yuri Guilherme Bernardino Azevedo.

 

 

 

A certificação aconteceu no último dia 31 de março, contando com a participação da professora da turma, Francisca Catiane de Oliveira Nogueira; de vários educandos privados de liberdade; da coordenadora do CEJA, Ana Lúcia ; do representante da CREDE 08, Diogo Barrêto, Orientador da Célula de Desenvolvimento da Escola e Aprendizagem- CEDEA; dos professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Dr. Elcimar Simão Martins, Dra. Elisangela André da Silva Costa e Dra. Sinara Mota Neves de Almeida. O evento mostrou que a educação tem um poder de transformação na vida das pessoas e evidenciou várias atividades feitas pelos educandos e que promovem a sustentabilidade.

 

WhatsApp_Image_2017-04-03_at_14.11.31.jpeg

 

 

A Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC em parceria com a Secretaria de Justiça do Ceará – SEJUS possibilitam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem às pessoas privadas de liberdade, com aulas presenciais que ocorrem diariamente na própria Unidade Prisional. A Educação de Jovens e Adultos – EJA, vinculada ao CEJA Donaninha Arruda, Crede 08, sob a direção do Sr. Sherlley Kelly Borges da Silva, contempla as cadeias públicas de oito municípios de nossa região, quais sejam: Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Itapiúna, Pacoti, Palmácia e Ocara.

 

 

WhatsApp_Image_2017-04-03_at_14.11.28.jpeg

 

 

Fazendo valer o direito de acesso aos nossos educandos PPL, o acompanhamento pedagógico realizado pela coordenadora escolar Ana Lúcia Nobre da Silveira juntamente com os trabalhos desenvolvidos pelas professoras lotadas nas Cadeias Públicas do Maciço, diante do grande desafio, que exige responsabilidade, compromisso e trabalho em equipe, os educandos também são motivados a participarem desde 2012 do ENEM – PPL, numa perspectiva de proporcionar oportunidades de reinserção para as pessoas privadas de liberdade no maciço de Baturité, possibilitando a construção de caminhos diferentes, através de uma transformação pessoal e social, despertando para uma ressignificação de vidas. Nelson Mandela já dizia, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Escrito por Ana Lúcia Nobre da Silveira