Aprendizagem Cooperativa: estudantes, professores e gestores das Escolas Giselda Teixeira e Alan Pinho Tabosa participam de curso de imersão

5 de dezembro de 2017 - 13:01



A Aprendizagem Cooperativa, método de difusão do conhecimento baseado no apoio mútuo e no protagonismo estudantil, começa a fazer parte da realidade das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) Giselda Teixeira (Palmácia) e Alan Pinho Tabosa (Pentecoste). Entre os dias 28 e 30 de novembro, estudantes, professores e gestores das duas instituições participaram de formação na Comunidade de Cipó, em Pentecoste, local de origem do Prece – Programa de estímulo à cooperação nas Escolas, iniciativa fruto de parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e o Instituto Coração de Estudante (ICORES).

O curso foi coordenado pelo professor Manoel Andrade (UFC / Prece) e sua equipe de formadores, e aconteceu em parceria com a EEEP Alan Pinho Tabosa – que já desenvolve trabalho na área –  e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, situada em Baturité, cuja coordenadora Dóris Leão também participou em dois dias da formação.

Durante os 3 dias em que estiveram na localidade de Cipó, os participantes da ação fizeram curso de liderança cooperativa e também tiveram aulas utilizando a metodologia, ministradas pelos professores Honório Sousa, Bruno Braga e Tony Ramos, da EEEP Alan Pinho Tabosa. As aulas aconteceram nesta Escola, na tarde de quinta-feira, 30, e os estudantes das duas EEEPs participaram.

“Foi um grande encontro formativo, marcado por muita motivação para trabalhar em cooperação. A Escola Giselda Teixeira promete desenvolver estratégias para se tornar uma escola de aprendizagem cooperativa e solidária em 2018, considera Manoel Andrade”.

WhatsApp Image 2017-11-30 at 13.46.47

Na visão do coordenador do curso de Administração da EEEP de Palmácia, Rennan Luz, espera-se que a formação transforme a vida das pessoas envolvidas, de suas famílias e suas comunidades. “A partir da irmandade e parceria com a EEEP Alan Pinho e da formação no Cipó, estamos com a inspiração e o desejo de mudar, de sermos ainda melhores para ajudarmos uns aos outros e com a certeza de que poderemos impactar positivamente nossas comunidades e municípios. No futuro, a intenção é de que a experiência sirva de modelo e inspiração para outras escolas que desejem melhorar o mundo à sua volta”, projeta o educador.

“Assim como acontece na EEEP Alan Pinho, nossos estudantes não objetivam apenas ingressar no ensino superior ou no mercado de trabalho, mas também promover o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural de suas comunidades e municípios. A Aprendizagem Cooperativa e Solidária realiza e nos demonstra o que Gabriel o Pensador verbalizou: ‘na mudança de atitude, não há mal que não se mude, nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente, a gente molda o futuro”, complementa Rennan Luz.

 

 

 

Postagem original – site da SEDUC-CE.