Abertas as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2018
23 de abril de 2018 - 12:36
Jovens e adultos de todo o Brasil que ainda não concluíram a educação básica têm a oportunidade de terminar esta etapa de estudo, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA 2018. A ação certificará os participantes, por meio das Secretarias Estaduais de Educação, em nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O Exame constitui-se de quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.
A idade mínima para participar do Exame é de 15 anos para o ensino fundamental, completos até o dia da prova; e 18 anos para o Ensino Médio, completos até o dia da prova. Para se inscrever, o interessado precisará ter RG e CPF. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente via internet no endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso , no período de 16 a 27 de abril de 2018. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social.
O participante que não fez exames anteriores deverá se inscrever em todas as áreas do conhecimento; o participante que já concluiu uma ou mais área do conhecimento, poderá se inscrever apenas na área que falta concluir.
No Ceará, os locais de prova abrangem 16 municípios: Baturité, Camocim, Canindé, Crateús, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá.
A divulgação dos resultados para o Encceja Nacional 2018 está prevista para o último trimestre de 2018.
Acesse o edital do exame:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/nacional/2018/edital_n15_de_13032018_encceja_nacional_2018.pdf
MUDANÇAS
O Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60% em 2017. Por ser um exame gratuito e para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente.
MATERIAIS DE ESTUDO
No site do Inep é disponibilizado alguns materiais de estudo disponível na página do Encceja é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio).
Acesse:
http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo
Mais informações: (85) 3101.3965 / 3101.3930