Educandos da EEM Francisca Pinto dos Santos de Ocara-Ce, Levam a Premiação na 1º FeNaDante (Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri)
15 de setembro de 2019 - 23:07
A Escola de Ensino Médio Francisca Pinto do Santos (escola do campo no ceará), localizada no Assentamento Antônio Conselheiro do município de Ocara, teve dois projetos aceitos como finalistas na 1º FeNaDante (Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri).
A referida feira aconteceu nos dias 11 a 14 de Setembro de 2019 no coração da cidade de São Paulo, contou com a inscrição de centenas de projetos desenvolvidos por estudantes de todo Brasil.
Desse número, uma comissão de pré-avaliação selecionou 120 projetos para participarem como finalistas da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia. Os seguintes critérios foram analisados na pré-avaliação: criatividade e inovação; metodologia científica; profundidade; habilidade e competências do estudante; e clareza na ocasião.
O primeiro projeto tem como título, “MINI DESCASTANHADEIRA”, sendo desenvolvido pelo estudante do segundo ano do ensino médio, Gabriel Cosme Maia e seu orientador, Francisco Leandro Santos Dantas. Com esse projeto buscou-se facilitar o processo de descastanhamento da castanha de cajú e aumentar a rendas dos agricultores.
Enquanto o segundo projeto é intitulado como “REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE RECURSOS HÍDRICOS NO CULTIVO HORTALIÇAS POR MEIO DE SISTEMA INTELIGENTE DE IRRIGAÇÃO”, sendo produzido pelo estudante Guilherme de Abreu Alves (2º ano do ensino médio); e orientado pelo professor Francisco Dian de Oliveira Ferreira. O intuito é reduzir o desperdício de água empregado nos processos de irrigação por meio de um “sistema inteligente” de irrigação.
Durante a participação na Feira Científica, todos os projetos finalistas foram avaliados de acordo com seu o caderno de campo, pôster e artigo científico. O trabalho de Guilherme de Abreu Alves (estudante) e Francisco Dian de Oliveira Ferreira (professor), sobre irrigação autônoma, foi premiado pela conquista do 3º lugar (medalha de bronze) na categoria Tecnologia da Informação da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia; e obteve credenciais para comparecer à Feira Científica Internacional PROYECTOS em Pueblo, México.