Retorno Presencial do InteliGENTES! no Maciço do Baturité/CE é Marcado por Encontro com Gestores e Diretores e Formação para Professores

11 de maio de 2022 - 17:03

Coordenador da Crede 8 Jampierry na abertura do evento. Pesquisador Wallace, do LEPES, falando sobre a avaliação externa do Programa InteliGENTES!. Prefeita Amália, da cidade de Ocara, assinando a repactuação do InteliGENTES!. Articuladora municipal e professoras de Mulungu na I Formação do InteliGENTES!.

Com a diminuição dos casos de Covid-19 e a liberação, pelo Governo do Ceará, da volta às aulas presenciais, foi possível retomar as atividades do Programa InteliGENTES! no formato presencial. Duas atividades principais marcaram esse momento na região do Maciço do Baturité: um evento de formalização da retomada do Programa com prefeitos e secretários de educação dos 13 municípios, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, e uma formação para professores realizada nos dias 16 e 17 de fevereiro.

Jampierry, coordenador da Crede 8, comprometido nas ações do InteliGENTES! na Crede 8. Edineide Silvino coordenadora da CECOM, lendo a ata de repactuação do InteliGENTES!.

No dia 15 de fevereiro, a equipe do InteliGENTES! se deslocou para Baturité para  encontrar, após dois anos, os prefeitos e secretários de educação dos 13 municípios que compõem a CREDE 8, em um evento articulado pelo professor Jampierry, coordenador da CREDE, e pela professora Edineide Silvino, orientadora da Célula de Cooperação com os Municípios – SECOM.

A abertura do evento foi feita pelo prof. Jampierry, que destacou os inúmeros desafios que as redes no retorno às atividades presenciais e o quanto o Programa constitui o diferencial de suporte, acolhimento, fortalecimento, tanto dos estudantes quanto dos professores. Em seguida, foi a vez da diretora do IA, Adenil Vieira, em uma fala remota, destacar a importância de um tempo diferenciado e estruturado no currículo, potencializando toda a proposta de um ensino mais adequado às demandas dos estudantes do século XXI, e que estão consubstanciadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, falando sobre a importância do Programa no município. Prefeito de Acarape, Francisco Edilberto, participando do evento.
Prefeita Amália, da cidade de Ocara, e prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo. Fala de Eveline Corrêa, coordenadora regional do Instituto Aliança.

Os prefeitos Edilberto Beserra, de Acarape, e Thiago Nogueira, de Aracoiaba, bem como as prefeitas Amália Sousa, de Ocara, e Auxiliadora Fechine, de Barreira, também destacaram a importância deste momento, expressando sua confiança e apoio às ações já desenvolvidas e a este novo momento, de retomada das atividades presenciais. “O momento foi marcado por uma atmosfera de alegria e esperança, além da reafirmação do compromisso de todos em tornar o InteliGENTES! uma política pública para as redes de educação pública dos anos finais do Ensino Fundamental em seus municípios”, comemorou a profa. Edineide Silvino, da SECOM.

Representantes dos municípios e Crede 8 no Encontro com Prefeitos, Secretários da Educação e Articuladores.
Coordenação do Instituto Aliança e Articuladoras no Encontro com Prefeitos e Secretários da Educação.
Autoridades presentes no encontro para repactuação do InteliGENTES! nos municípios da Crede 8.

Formação – Nos dias 16 e 17 de fevereiro, os professores do Programa InteliGENTES! de todas as escolas do Maciço se deslocaram a Baturité para participar da I Formação na Metodologia do Programa. Essa formação teve como propósito alinhar – após 2 anos de atividades remotas – a implementação dos planos de aula em formato presencial, enfocando a metodologia do Programa e os conteúdos relativos ao 1º bimestre. Um total de 159 pessoas, das quais 138 professores, 13 articuladores, 5 integrantes da equipe técnica da CREDE 8 e 3 pesquisadores do LEPES estiveram presentes, participando ativamente das atividades e contribuindo para a definição coletiva das ações de implementação, acompanhamento e avaliação, que acontecerão ao longo do ano de 2022.“Hoje pude perceber que a partir de certas atividades são acionados diversos gatilhos que nos despertam o interesse em aprofundar e ser alguém melhor, partindo de nossas próprias reflexões e escolhas. E o mais interessante de tudo isso é que eu me preparei mais como professora para saber lidar com os sentimentos dos meus alunos. O Programa InteliGENTES! me proporcionou momentos maravilhoso,s e acredito que, para fazermos a diferença, temos que ter muita empatia e sermos, verdadeiramente, humanos”, relatou a professora do InteliGENTES! no município de Itapiúna, Brena Kelly.

Pontes Neto, coordenador pedagógico do Instituto Aliança. Professoras na abertura da I Formação.
Momento de apresentação dos participantes da Formação.
Compartilhamento de informações e experiências com o Programa InteliGENTES!.
Professores de Aratuba, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti e Palmácia.

Participantes da I Formação de Professores celebrando o sucesso do evento.

Coordenadora Ivana Carneiro conduzindo a atividade – Conheça o responsável por você. Professores na atividade do desafio Decifrando o código.
Apresentação dos participantes da I Formação. Apresentação do Itinerário Formativo.

Seminário – Encerrando o ciclo de encontros formativos, o Instituto Aliança,  em parceria com a CREDE 08, realizou no dia 28 de abril , um Seminário de 01 dia com os diretores  das 97 Escolas de Ensino Fundamental – anos finais,  do Maciço do Baturité, tendo como temas centrais: uma Escola voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes e o InteliGENTES à luz das 10 competências da BNCC.

Para Marcos Roberto de Oliveira, gestor da escola Capitão Antonio Joaquim – Aracoiaba/CE, o encontro foi muito especial: “Sem nenhuma dúvida, o Programa InteliGENTES! busca a verdade das mais profundas inteligências. O  encontro foi super especial no Mosteiro dos Jesuítas em Baturité – Ceará,  onde conhecemos a fundo o Programa InteliGENTES!, suas finalidades, o papel do professor mediador em orientar as interrelações entre as inteligências dando sentido às várias aprendizagens. Daí, a importância do Programa que vem nos ajudando com os jovens do maciço de Baturité e demais cidades do Ceará a se conhecer melhor e transformar sua comunidade, cidade em um lugar mais justo. Agradeço ao Instituto Aliança, pela oportunidade ímpar de nos  proporcionar  esse grande momento”.

Saiba mais – O Programa InteliGENTES! é implementado pelo Instituto Aliança (IA) no âmbito da parceria com a SEDUC-CE, desde 2020. Foi iniciado na CREDE 8 para incluir no currículo das séries finais do Fundamental (6º ao 9º) o aprendizado socioemocional e, posteriormente, ampliou sua atuação para 70 munícipios cearenses, em uma articulação com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará por meio da COPEM, Coordenadoria de Cooperação com os Municípios. O IA iniciou o piloto em  2020, em 97 escolas da CREDE 8. Em 2022, o Programa celebra os resultados obtidos nesse período e a perspectiva  de expansão para mais 160 escolas nas 19 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES), que passarão a integrar o Programa.

Participantes dos municípios de Ocara e Barreira.

Foto oficial, no Encontro com Diretores das Crede 8.

Finalização e comemoração do Encontro com Diretores das Crede 8.

 

 

Fonte: http://www.institutoalianca.org.br/boletim/abril12/materia4_abril12.html